16 novembro 2010

As Terapias Integrativas no Exército Brasileiro

       As terapias alternativas, que englobam todas as práticas médicas e não médicas que envolvam a abordagem integral do ser humano, com uma visão global do indivíduo doente, ao invés de focar somente a doença, vem ganhando espaço gradativamente, desde a década de 70, no século passado.

       Acompanhando a tendência mundial de adoção das práticas integrativas, o Exército Brasileiro inaugurou em 2004 o Núcleo de Estudos em Terapias Integradas - NETI, situado no Hospital Militar de Área de Recife, e criado pelo Subtenente Arlindo Rossi, com o apoio do alto escalão da Força Terrestre. Neste local, é oferecido aos militares e seus dependentes tratamentos de shiatsu, osteopatia, acupuntura, auriculoterapia, massagem Ayurvédica, reflexologia podal, Reiki, e previsão para inclusão de homeopatia brevemente.

        Em abril e maio de 2010, foi realizado o primeiro curso para capacitação de multiplicadores do NETI, visando a formação de militares - médicos, dentistas, farmacêuticos e enfermeiros -  com a missão de difundir este núcleo pelas unidades militares de saúde em várias regiões do Brasil.

         Estes dados mostram o grande esforço que vem sendo realizado por alguns militares no sentido de modernizar o Serviço de Saúde do Exército, e assim, acompanhar as mudanças que vem ocorrendo no mundo.
  

Nenhum comentário: