27 outubro 2010

26 outubro 2010

Pilão Quântico no Twitter

Mais uma opção para seguir o blog Pilão Quântico:
A nova conta do @pilaoquantico no twitter está vinculada ao blog, e novas postagens aqui serão divulgadas por lá.
 

25 outubro 2010

Dica de saúde: como curar-se da insônia

   A insônia é uma das doenças mais frequentes na atualidade, decorrente de várias causas, incluindo o estresse da vida diária, o grande número de estímulos visuais e auditivos - música  e televisão em alto volume, ruído de carros nas ruas, uso de i-pods e similares - questões emocionais, financeiras e espirituais. Aliado a isso, temos uma carga horária de trabalho elevada, compromissos sociais, contas a pagar, e muitas tarefas cotidianas a cumprir. O dia de 24 horas torna-se insuficiente para cumprirmos todas as metas. O resultado é que vamos nos deitar tarde, com a cabeça cheia de problemas, e não conseguimos "desligar" a mente para entrarmos num sono profundo e reparador.

   Um dos métodos mais eficazes para tratar este tipo de insônia é a meditação, que pode ser entendida como um processo utilizado para silenciar a mente. Existem várias modalidades, praticamente todas com origem nas filosofias orientais, e cada um deve procurar a técnica à qual se adapte melhor.

   Como sugestão, indico o livro "Estresse e Hipertensão - Coleção Harmonizando o Espírito", do médico gaúcho José Carlos Jotz, que vem acompanhado de um CD de prática de meditação. Gosto muito do exercício contido no CD, pois é uma técnica fácil de ser praticada por qualquer pessoa, mesmo as que nunca fizeram exercícios semelhantes. É só colocar para tocar e em poucos minutos você estará meditando.

   Escrevo sobre o tema não só como médica, clínica geral e homeopata, mas também baseada em minha experiência pessoal. Tive um tipo de insônia classificada inicialmente como reativa, que se cronificou. Me submeti a vários tratamentos, desde medicamentos alopáticos (que considero a pior opção, que só deve ser utilizada no início do processo, durante o quadro agudo, e que deve ser descontinuado o quanto antes for possível); homeopáticos (ótima opção para tratar a origem do problema, de forma gradual e permanente, porém, às vezes lenta para os casos agudos); acupuntura e auriculoterapia (ideal para equilíbrio energético, para harmonizar as funções orgânicas, porém de efeito temporário, exigindo sessões semanais ou mais); Reiki ; passe magnético em casas espíritas; desenvolvimento mediúnico; florais de Bach; constelação familiar; Body talk; psicanálise e radiestesia.

     O somatório das experiências foi fundamental na melhora da doença, mas considero a prática da meditação a contribuição mais eficiente para o controle permanente e evitar a  recorrência.Trata-se da incorporação de um novo hábito de vida, que permite momentos de relaxamento da mente, e o contato com a nossa consciência, ou essência espiritual. Isto resulta em mais segurança, paz e harmonia espiritual, garantindo as condições necessárias para a realização da mudança de padrões, ou mudança de paradigmas, de modelos que não nos servem mais,  permitindo a conquista da verdadeira cura, que é a cura espiritual, através da adequação dos verdadeiros propósitos da consciência ao funcionamento da mente, resultando em equilíbrio no nível físico.
 

Pensamento da semana

Sejamos como o sol, que não exige nenhuma recompensa, não espera lucros, nem elogios, nem fama... simplesmente BRILHA!