07 maio 2012

Aterramento: Mantendo o equilíbrio da Saúde através do contato com a Natureza.


         Você já ouviu falar em "aterramento"? Este termo se refere ao processo de estabelecer contato entre a superfície da terra e a superfície corporal, a fim de permitir que os elétrons fluam da terra e mantenham o equilíbrio eletromagnético do corpo. Andar descalço na terra, na areia da praia, encostar numa árvore, tudo isso é aterramento.
          A terra tem potencial elétrico negativo em sua superfície. Quando o corpo humano é isolado desse contato, fica "carregado" positivamente, mantendo-se longe do equilíbrio eletromagnético. Este desequilíbrio se reflete em sintomas e doenças.
           Os seres humanos que vivem em grandes centros urbanos, passam a maior parte do tempo isolados do contato direto com a terra. Isso acontece por meio de várias barreiras, tais como o uso de calçados com solado emborrachado; uso de materiais isolantes em  construções de casas e apartamentos; baixa condutibilidade atmosférica, causada pela poluição; produção de íons positivos, gerados pelo uso excessivo de aparelhos eletro- eletrônicos.
          Pesquisas realizadas pelo Earthing Institute, criado pelo pesquisador Clint Ober, comprovaram a influência benéfica do aterramento em vários processos fisiológicos, como a regulação da pressão arterial, regulação do ritmo do sono, dos níveis glicêmicos e efeitos antiinflamatórios.
          Portanto, a terra nos oferece um medicamento natural, eficaz, seguro, comprovado por pesquisas, e de graça, de fácil acesso e disponível a todos: o livre contato com a natureza. Feito de forma regular, este tratamento propicia benefícios tanto objetivos (controle de pressão arterial, glicemia, e outros) quanto subjetivos, como a sensação de bem estar, paz, calma e relaxamento que o contato com o verde, com as plantas e com o mar proporcionam.
          As pesquisas indicam que os melhores efeitos são obtidos através do contato regular com a terra, por períodos de 30 a 40 minutos diários, seja caminhando descalço na terra, seja mergulhando no mar, ou caminhando na areia da praia, ou encostando numa árvore, os benefícios são os mesmos.
           Caso você não consiga essa assiduidade ao tratamento, existem outras maneiras de manter o contato com a natureza, mesmo sem sair de casa, mas aí já é tema para um outro artigo.

            

Nenhum comentário: